Por Glaucia Paiva

dinheiro-pkO Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (13) o pagamento dos servidores que recebem entre R$ 2 mil e R$ 3 mil para o próximo sábado (14).

De acordo com o Governo, com o pagamento desta parcela de servidores, 68% do total do funcionalismo público teria recebido o salário.

No entanto, apesar do anúncio, os servidores públicos do Estado vêm amargando dias difíceis. Nesta semana, a população do Rio Grande do Norte tomou conhecimento do desespero de um servidor público, policial militar, que chegou a telefonar para a Governadoria para ter uma audiência com o Governador do Estado somente para ter notícias do salário.

O áudio divulgado pelo policial militar logo viralizou nas redes sociais e comoveu a todos. “Estou precisando alimentar meus filhos”, disse o policial em um dos momentos. Tendo ligado para a Governadoria e para a Secretaria de Planejamento do Estado, o policial viu um jogo de ping-pong, e não obteve a resposta sobre a sua indagação: “Quero saber quando eu vou receber meu salário”, perguntava insistentemente o policial às servidoras que atendiam o telefonema.

O caso do policial é reflexo dos constantes e recorrentes atraso dos salários dos servidores públicos do Estado, que há mais de 20 meses não possuem data definida para o recebimento e nem tampouco para a divulgação de datas.